Noivas On Line
Início » Matérias » Casamento duplo

Acesse o Pinterest gratuitamente com a sua conta do Facebook para visualizar centenas de fotos inspiradoras.

COMO ORGANIZAR O CORTEJO EM CASAMENTOS DUPLOS

Por não ser muito comum, é difícil encontrarmos regras para o cortejo de casamentos duplos. Sendo assim, quando duas irmãs ou dois irmãos decidem se casar no mesmo dia e realizar uma só cerimônia, surgem inúmeras dúvidas.

Para tentar ajudá-los montamos um esquema de cortejo fácil de seguir e que, ao mesmo tempo, evita a superlotação do altar.

CASAMENTO DUPLO - DUAS IRMÃS

Primeiramente as noivas devem decidir quem entrará primeiro. No caso de irmãs de idades diferentes, a mais velha entra primeiro. Vamos supor que a que entrará primeiro seja "a mais velha" apenas para ficar mais fácil e entender.

Nestes casos sugerimos que não haja a troca de pares durante o cortejo (pai do noivo com a mãe da noiva) porque isso ocasionaria uma grande confusão devido ao fato de haver os pais de dois noivos e apenas uma mãe das noivas. A melhor saída seria posicionar os pais nos primeiros bancos para evitar a superlotação do altar e a confusão na hora da chegada das noivas.

Leia este esquema de cortejo e tente entendê-lo visualizando a cena. Será necessário pelo menos um ensaio com todos os participantes para que tudo corra bem:

1. No início da cerimônia, a mãe das noivas estará aguardando o marido no primeiro banco à esquerda, juntamente com o pai do noivo que ficará à esquerda.

2. O pai do noivo que ficará à direita estará no primeiro banco à direita esperando sua esposa.

3. Vamos convencionar que os padrinhos do primeiro casal fiquem à direita do altar e os padrinhos do segundo casal à esquerda. Aqui nos referimos à direita e esquerda de quem olha para o altar de frente.

4. O noivo da mais velha abre o cortejo com a mãe dele, seguido pelos padrinhos do primeiro casal que se posicionarão do lado direito do altar. A mãe ficará ao lado do filho até a chegada da noiva.

5. Entram a daminha e o pajem do primeiro casal (se houver) e se posicionam próximos ao altar, do lado direito.

6. Entra a primeira noiva (irmã mais velha) com o pai que a entrega ao noivo. Enquanto isso a mãe do noivo se dirige discretamente ao primeiro banco à direita e se posiciona ao lado de seu esposo. Os noivos sobem ao altar e ele ficará à direita dela, deixando espaço para os outros noivos.

7. Enquanto o pai das noivas sai pela nave lateral da igreja para buscar a filha mais nova, entra o segundo cortejo: o noivo da mais nova abre o cortejo com a mãe dele, seguido pelos padrinhos do segundo casal que se posicionarão do lado esquerdo do altar. A mãe ficará ao lado do filho até a chegada da noiva.

8. Entram a daminha e o pajem do segundo casal (se houver) e se posicionam próximos ao altar, do lado esquerdo.

9. Entra a segunda noiva (irmã mais nova) com o pai que a entrega ao noivo. Enquanto isso a mãe do noivo se dirige discretamente ao primeiro banco à esquerda e se posiciona ao lado de seu esposo(*). Os noivos sobem ao altar e ele ficará à esquerda dela, de forma que ao se posicionarem diante do padre, as duas noivas fiquem lado a lado.

10. O pai das noivas também irá se dirigir ao primeiro banco à esquerda e se posicionar ao lado da esposa.

Na hora do "sim", o padre fará as perguntas ao primeiro casal e depois ao segundo.

Na hora da saída:

11. Saem a mais velha e seu marido, a daminha e o pajem (se houver), os pais dele e os padrinhos deles.

12. Saem a mais nova e o marido, a daminha e o pajem (se houver), os pais delas, os pais do noivo e os padrinhos deles. Importante: Os noivos deverão ser cumprimentados durante a festa para evitar tumultuo na saída da igreja.

(*) Se preferir que os pais também fiquem no altar, faça o inverso: ao invés da mãe do noivo se dirigir ao primeiro banco quando a noiva chegar, o pai do noivo pode se dirigir ao altar e ficar ao lado dela. O mesmo vale para o pai do outro noivo. Os pais da noiva podem fazer o mesmo assim que ele entregar a filha mais nova ao noivo.

SUGESTÃO DE CONVITE PARA CASAMENTO DUPLO DE IRMÃS

Convite Casamento Duplo

CASAMENTO DUPLO - DOIS IRMÃOS

Este esquema de cortejo é um pouco mais simples porque a mãe irá acompanhar os dois filhos ao mesmo tempo, posicionando-se no meio e dando um braço para cada um.

Você poderá utilizar este esquema para o posicionamento dos padrinhos ou usar o mesmo do exemplo acima.

Leia este esquema de cortejo e tente entendê-lo visualizando a cena. Será necessário pelo menos um ensaio com todos os participantes para que tudo saia perfeito no dia:

1. Entram os padrinhos dos noivos e ficam à direita do altar.

2. Entram os padrinhos das noivas e ficam à esquerda do altar.

3. Entra o pai dos noivos dando um braço para cada mãe.

4. Entra a mãe dos noivos dando um braço para cada filho.

5. Entram a daminha e o pajem do primeiro casal.

6. Entra a noiva do mais velho com o pai. Quando a primeira noiva chegar ao altar, o pai do noivo que estava entre as duas mães se dirige para o lado de sua esposa para que o pai da primeira noiva possa ocupar o seu lugar.

7. Entram a daminha e o pajem do segundo casal.

8. Entra a noiva do mais novo com o pai que, ao entregá-la para o noivo, se posiciona ao lado de sua esposa no altar.

Na saída:

9. Sai o casal cuja noiva entrou primeiro.

10. Sai o segundo casal.

11. Saem a daminha e o pajem do primeiro casal.

12. Saem a daminha e o pajem do segundo casal.

13. Saem os pais que estão mais próximos da entrada do altar.

14. Saem os outros pais.

15. Saem os pais dos noivos.

16. Saem os padrinhos intercalados. Importante: Os noivos deverão ser cumprimentados durante a festa para evitar tumultuo na saída da igreja.

SUGESTÃO DE CONVITE PARA CASAMENTO DUPLO DE IRMÃOS

Convite Casamento Duplo

MATÉRIAS RELACIONADAS

Redação: Carolina M. Alves de Lima
Consultora de Casamentos
www.noivasonline.com

Casamento duplo © Noivas On Line
Proibida a reprodução total
ou parcial desta matéria.