Noivas On Line
Noivas On Line
Início » Matérias » Religiões diferentes

COMO EVITAR CONFLITOS ENTRE NOIVOS E FAMILIARES DE RELIGIÕES DIFERENTES

1. Conversar sobre o assunto durante o período de noivado

Como dissemos no CANAL NOIVADO, este é um período muito importante, durante o qual os noivos poderão conhecer melhor os hábitos e o temperamento um do outro, compartilhar os sonhos e planejar o futuro.

Planejar o futuro, quando cada um segue uma religião diferente, significa que o casal deverá conversar bastante sobre o assunto e definir quais as práticas religiosas que cada um faz questão de manter após o casamento, o que se aplica também à educação dos filhos que virão.

Definir não significa que não poderão mudar de ideia posteriormente, mas é bom que ambos conheçam as expectativas do outro em relação ao futuro da família para evitar possíveis conflitos.

Jovem orando

2. Informar-se sobre a religião do outro

Não é preciso mudar de religião ou participar das práticas religiosas do outro, mas informar-se a respeito através de livros ou cursos é uma boa maneira de entender melhor as crenças e valores do futuro cônjuge, o que certamente contribuirá para uma convivência mais harmoniosa.

3. Ser pacientes com os pais e futuros sogros

É preciso entender que os pais gostariam que cada um estivesse se casando com alguém da mesma religião, portanto, aceitar o fato de que não vai ser assim pode levar algum tempo.

É importante dizer a eles o quanto valorizam sua própria religião e tentar fazê-los compreender que casar com essa pessoa não significa negar todos os ensinamentos transmitidos por eles durante a vida.

Se o problema são os pais dele (a), ao invés de adotar uma posição defensiva, se sentir ofendida (o) ou dar margem para discussões, a pessoa deve continuar frequentando a casa de seus futuros sogros, sempre demonstrando respeito e consideração por suas crenças e tradições. Essa é a melhor forma de conquistar a simpatia e admiração de ambos e entrar para a família sem maiores atritos.

Mulher segurando pingente Estrela de Davi

4. Não tentar converter o outro

Assim como cada um tem seus próprios hábitos, rotinas e manias, é preciso aceitar o fato de que cada um tem sua própria fé. Aprender a respeitar as diferenças, sem forçar a conversão do outro, é uma forma de evitar discussões improdutivas.

5. Encontrar o celebrante certo

Ao procurar um celebrante é importante que seja uma pessoa agradável e que realmente acredite na união do casal. Em alguns casos, a cerimônia poderá ser realizada por dois celebrantes, cada qual representando a sua religião. Os noivos devem conversar com eles para elaborar a cerimônia e escolher os rituais e leituras que são significativos para ambos.

Foto de noivos sorrindo

6. Oferecer aos convidados um folheto explicativo

Decidido como será a celebração, uma boa ideia seria criar um pequeno folheto explicando o significado dos costumes e rituais incluídos na cerimônia para que os familiares e os amigos possam entender e acompanhar.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Redação: Carolina M. Alves de Lima
Consultora de Casamentos
www.noivasonline.com

Religiões diferentes © Noivas On Line
Proibida a reprodução total
ou parcial desta matéria.

Topo Fornecedores Imprimir
x
Este site usa cookies. Saiba mais Aceitar