Noivas On Line
MENU
Início » Matérias » Save The Date

O QUE É SAVE THE DATE?

Como os convites de casamento costumam ser distribuídos com apenas um ou dois meses de antecedência, o Save the date é um impresso enviado antes para que os convidados reservem esta data em suas agendas. Desta forma, quando os convites chegarem, é mais provável que as pessoas convidadas confirmem a presença ao invés de alegar que já tinham outro compromisso agendado.

Apesar de já ser utilizado há bastante tempo nos Estados Unidos, no Brasil o envio deste tipo de impresso ainda é novidade. A versão brasileira é conhecida pelo nome de Reserve esta data ou Pré-convite.

PRA QUEM E COM QUE ANTECEDÊNCIA DEVO ENTREGAR?

Vocês poderão enviá-los assim que estiverem com a data definida e o local da cerimônia e da festa reservados.

O objetivo é garantir que o maior número possível de pessoas queridas possam comparecer ao casamento, mas isso não significa que vocês já tenham que estar com toda a lista de convidados definida nesse estágio do planejamento. Comecem entregando para aqueles que vocês tem certeza de que serão convidados como os familiares e amigos mais próximos e entreguem os outros posteriormente.

Também não há problemas se vocês decidirem entregar os save the date apenas para estas pessoas mais próximas. Mais tarde, quando a lista de convidados estiver completa, os convites serão enviados para o grupo maior.

IMPORTANTE: Se vocês estão em dúvida entre convidar ou não determinadas pessoas, não enviem o Save the Date para elas. Deixar que as pessoas reservem a data e não enviar um convite para elas é uma gafe imperdoável.

COMO FAZER UM SAVE THE DATE? ONDE ENCONTRAR?

Como ainda não se trata do convite formal e é considerado apenas um "lembrete", os noivos podem soltar a imaginação e criar os seus da forma que desejarem.

Já existem empresas especializadas que desenvolvem impressos lindíssimos para atender os mais variados gostos e estilos. É possível utilizar uma ou mais fotos do casal {ver e-session}, desenhos, ilustrações, pequenos poemas para que o resultado seja algo personalizado e único.

O SAVE THE DATE PRECISA SER FEITO COM O MESMO PAPEL DO CONVITE?

Não é necessário que sejam feitos com o mesmo papel utilizado no convite, afinal, quando enviarem estes impressos vocês provavelmente ainda não terão escolhido os convites. Em relação ao estilo, seria interessante que acompanhasse a ideia do casamento, por exemplo: reciclados para um casamento verde, delicados para um casamento romântico, etc.

OUTRAS FORMAS DE LEMBRAR

• Save the date magnético;
• Save the date marcador de livros;
• Save the date impresso na capa de um bloquinho de anotações;
• Save the date impresso em uma etiqueta sobre uma lata de balinhas de menta;
• Save the date em formato de ingressos com códigos de barras.

QUAL O TAMANHO IDEAL?

O tamanho deve ser escolhido de acordo com a finalidade. Se for um ímã de geladeira será bem menor do que um marcador de livros ou um impresso.

O QUE ESCREVER

Vocês poderão escrever da forma tradicional em inglês Save the date ou em português Reserve a data ou Reserve esta data, como na ilustração abaixo.

PRECISO SOBRESCRITAR OS ENVELOPES DA MESMA FORMA QUE FAREI COM OS CONVITES DE CASAMENTO?

Não. Escreva apenas "Tio Roberto e Tia Ana" ou no caso dos amigos "Marcelo" "Andréia", etc. Deixe as formalidades para o convite de casamento.

COMO ENTREGAR

Vocês poderão entregar pessoalmente ou enviar pelos Correios. Tenham em mãos uma lista com os endereços atualizados dos convidados.

MODELO DE SAVE THE DATE GRÁTIS PARA EDITAR E IMPRIMIR - TAMANHO 12 x 16,7cm

Save The Date editável

Clique na imagem acima para acessar

 

MATÉRIAS RELACIONADAS

Redação: Carolina M. Alves de Lima
Consultora de Casamentos
www.noivasonline.com

Save The Date © Noivas On Line
Proibida a reprodução total
ou parcial desta matéria.

Topo Serviços Imprimir Indicar