Noivas On Line
MENU
Início » Noivado » Como usar o anel de noivado e as alianças :: Comprar alianças

COMO USAR O ANEL DE NOIVADO E AS ALIANÇAS

Entre os casais brasileiros a tradição é a troca de alianças. Neste caso, noiva e noivo irão usá-las na mão direita durante todo o período do noivado.

O anel de noivado é um costume americano que aos poucos foi sendo incorporado à nossa cultura.

O que acontece é que por aqui, oferecer apenas o anel de noivado costuma não ser suficiente. Isso porque somente a mulher irá usar algo no dedo durante todo o período do noivado, enquanto o homem não usará nada (o que não agrada muito as brasileiras).

Sendo assim, no Brasil o anel de noivado acaba sendo um "extra", ou seja, um presente para a noiva. Neste caso, além de usar a aliança, a noiva poderá usar também o anel.

Abaixo explicamos como proceder de acordo com cada situação.

QUANDO HOUVER SOMENTE ALIANÇAS

Na ocasião do noivado haverá a troca de alianças. Essas alianças são as mesmas que serão usadas pelos dois após o casamento. Durante todo o período do noivado, o noivo e a noiva usam a aliança no dedo anular da mão direita. A dela tem as iniciais ou o primeiro nome do noivo gravado e a dele tem as iniciais ou o primeiro nome da noiva gravado.

Um dia ou dois antes do casamento, a noiva entrega sua aliança para o noivo que irá levá-la, juntamente com a dele, para polir e gravar a data do casamento.

No dia do casamento, o noivo leva as duas alianças com ele (já polidas e com a data do casamento gravada) e estas serão trocadas durante a cerimônia. Após a cerimônia o noivo e a noiva passarão a usar as alianças no dedo anular da mão esquerda.

Anel de noivado solitário

Anel de noivado em ouro 18K com diamante. Clique na imagem!

QUANDO HOUVER SOMENTE O ANEL DE NOIVADO

Na ocasião do noivado, o noivo colocará o anel no dedo anular da mão esquerda da noiva e no dia do casamento, antes de ir para a igreja, ela deverá passá-lo para a mão direita. Ele permanecerá neste dedo (da mão direita) após o casamento, já que a aliança será usada na mão esquerda.

Algumas pessoas possuem os dedos das mãos direita e esquerda um pouco diferentes, sendo assim, pode ser que o anel não sirva nos dois dedos. Neste caso, a noiva poderá usar o anel de noivado na mão direita durante todo o período do noivado e também após o casamento.

QUANDO HOUVER ANEL DE NOIVADO E ALIANÇAS

Anel de noivado com diamantes

Anel de noivado em ouro 18K com diamante. Clique na imagem!

Na ocasião do noivado, o noivo colocará o anel no dedo anular da mão esquerda da noiva e a aliança no anular da mão direita. Ela colocará a aliança no dedo anular da mão direita dele.

Um dia ou dois antes do casamento, a noiva entrega sua aliança para o noivo que irá levá-la, juntamente com a dele, para polir e gravar a data do casamento.

Antes de ir para a igreja, ela deverá passar o anel para a mão direita. Após a cerimônia, o noivo e a noiva passarão a usar a aliança no dedo anular da mão esquerda.

Há ainda quem prefira usar a aliança e o anel do mesmo dedo após o casamento. Fica a critério da noiva. Caso ela prefira fazer dessa forma, o anel de noivado só passará para a mão direita no dia da cerimônia e voltará para a mão esquerda no dia seguinte, juntamente com a aliança de casamento.

Alianças de compromisso | alianças de namoro

Alianças de compromisso em prata com zircônias. Clique na imagem!

ALIANÇA DE COMPROMISSO OU ANEL DE COMPROMISSO

Após completar alguns meses ou um ano de namoro, alguns casais optam por trocar alianças de prata conhecidas como alianças de compromisso ou anéis de compromisso. É uma forma de demonstrar que o namoro é sério, embora no momento ainda não tenham a intenção de se casar.

A aliança dele tem o primeiro nome dela e a data do início do namoro gravada e vice versa. Alguns preferem gravar os dois nomes em ambas, seguidos da data: Renata & Vinícius 27/04/2018.

Alianças de compromisso são usadas no dedo anular da mão direita e, na ocasião do noivado, substituídas pelas alianças de noivado.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Redação: Carolina M. Alves de Lima
Consultora de Casamentos
www.noivasonline.com

Anel de noivado © Noivas On Line
Proibida a reprodução total
ou parcial desta matéria.

Topo Serviços Imprimir Indicar