Noivas On Line
MENU
Início » Matérias » Dicas para escolher » Fotógrafo de casamento

Acesse o Pinterest gratuitamente com a sua conta do Facebook para visualizar centenas de fotos inspiradoras.

No seu álbum de casamento certamente estará uma boa parte das recordações do seu grande dia, por isso, muita atenção na hora de escolher o fotógrafo.

Muitas noivas se arrependem de não terem dado a devida importância à escolha do fotógrafo quando olham seus álbuns e se deparam com fotos mal enquadradas, embaçadas e sem graça. Afinal, de que adianta escolher a decoração mais bonita, um vestido deslumbrante e um bolo maravilhoso se eles estiverem completamente diferentes no álbum?

FOTOJORNALISMO X FOTOGRAFIA TRADICIONAL

Quando se trata de fotografia de casamentos, fotojornalismo significa que o fotógrafo irá fazer fotos mais espontâneas dos noivos durante a cerimônia e a festa, acompanhando-os discretamente e capturando os melhores momentos sem que eles precisem parar para posar. O resultado de um trabalho fotojornalístico bem feito é um álbum repleto de movimento onde as emoções são registradas com naturalidade.

Por outro lado, se não forem reunidos para este propósito, será praticamente impossível que os noivos tenham fotos ao lado de todos os padrinhos e familiares queridos. Os tradicionais retratos de família são tão importantes quanto as fotografias não posadas.

Pensando nisso, o ideal seria encontrar um fotógrafo que trabalhe bem com os dois estilos para que o resultado final seja um álbum rico em imagens bonitas e variadas.

COMO CONTRATAR O FOTÓGRAFO

Contratar um profissional apenas porque vocês gostaram de umaúnica foto que viram na revista pode ser uma tremenda roubada.

Antes de fechar o contrato visitem o site do fotógrafo e, se possível, marquem um horário para conhecê-lo pessoalmente. Será uma ótima oportunidade para ver de perto se o trabalho dele corresponde ao que foi publicado.

O QUE VOCÊS DEVEM OBSERVAR

Tríade Imagem

Clique na foto para conhecer o
trabalho da Tríade Imagem.

Peçam para ver alguns álbuns de casamento. Observem se as fotografias são bonitas, nítidas, bem enquadradas e variadas. Pensem se vocês gostariam de ter fotografias como aquelas. Se todos os casamentos parecem ser o mesmo, desistam e procurem outro fotógrafo.

Vejam se vocês gostam do jeito do fotógrafo e se dão bem com ele. Ele é muito sério? Ele tenta impor a opinião dele e desconsidera a de vocês? Ele aceita sugestões? Isso parece besteira, mas é muito importante, afinal, vocês passarão grande parte do dia na companhia dele.

Verifiquem se ele mesmo fará as fotos ou será um outro fotógrafo da empresa. Neste caso, peçam para ver os álbuns do outro. Por mais que digam que duas pessoas têm o mesmo estilo, o resultado pode não ser o esperado.

ANTES DO CASAMENTO

Embora muitos casais considerem desnecessário tirar fotos da festa de noivado e de outras comemorações que antecedem o grande dia, seria interessante repensar. Familiarizar-se com o fotógrafo fará toda a diferença no resultado das fotos que virão. Durante este período ele poderá observá-los e conhecer melhor a personalidade de vocês, o que irá ajudá-lo a criar imagens únicas e especiais no dia do casamento.

A outra vantagem é que vocês já saberão como ele trabalha e, vendo as fotos feitas antes do casamento, poderão dizer a ele quais os ângulos devem ser melhor explorados, o tipo de foto e enquadramento que vocês mais gostam, etc. No dia do casamento já estarão mais à vontade e despreocupados, pois sabem que podem confiar plenamente no trabalho dele.

Se não pretendem ter uma festa de noivado, pensem na possibilidade de contratá-lo para uma e-session. Fotografias feitas por um profissional fazem toda a diferença e poderão ser usadas para personalizar cartões de agradecimento e lembrancinhas, além de decorar alguns espaços do local da recepção ou criar um outro álbum divertido e original!

ALGUMAS PERGUNTAS QUE VOCÊS PODEM FAZER ANTES DE CONTRATAR O FOTÓGRAFO DE CASAMENTOS

1. Qual é o seu estilo de fotografia?

2. Quantas fotos estão incluídas no pacote?

3. O preço já inclui o álbum?

4. Quais os tamanhos de ampliação oferecidos?

5. As fotos do nosso casamento incluirão outros locais além da igreja e do salão?(making of, fotos em locação, trash the dress, etc).

6. Qual o valor desses ensaios extras?

7. Que hora você chegará e quanto tempo permanecerão durante a recepção?

8. Qual o preço do tempo extra?

9. Quanto tempo leva para as fotos serem entregues?

10. Quais as condições de pagamento?

O CONTRATO

Um contrato impresso assinado é a melhor forma de garantir que os deveres de ambas as partes serão cumpridos. Desta forma, caso haja algum problema, tudo poderá ser rapidamente solucionado.

O BÁSICO QUE DEVE CONSTAR EM QUALQUER CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

1. Dados do profissional ou empresa contratada: Nome, endereço, CPF / CNPJ, etc.

2. Dados da contratante: Nome, endereço, RG, CPF, etc.

3. Deveres da contratada.

4. Deveres da contratante.

5. Valores dos serviços / produtos.

6. Prazos e formas de pagamento.

7. Prazos para entrega.

8. Procedimento em caso de rescisão de contrato por cada uma das partes (multa, devolução de parte do pagamento, etc.).

9. Cidade, data.

10. Assinaturas de ambos.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Redação: Carolina M. Alves de Lima
Consultora de Casamentos
www.noivasonline.com

Fotógrafo de casamentos © Noivas On Line
Proibida a reprodução total
ou parcial desta matéria.

Topo Serviços Imprimir Indicar