Noivas On Line alianças
Página inicial » Tire suas dúvidas » Casamento sem festa


_

1 - É deselegante fazer apenas o casamento religioso sem festa?

Depende. Existem duas situações:

Não é deselegante quando os noivos realmente não têm condições de oferecer um festa. Os convidados irão entender que a situação está difícil e que a festa representaria um aumento considerável nos gastos.

É muito deselegante quando os noivos deixam de oferecer uma festa ou uma pequena recepção para gastar todo o dinheiro com a lua de mel na Europa e ainda pedem presentes. Neste caso, fica evidente que eles não fizeram festa porque acham que é desperdício gastar dinheiro com os amigos.

2 - É deselegante realizar a cerimônia em um salão e não oferecer recepção?

É deselegante sim. Se um casamento é realizado em um salão de festas, espera-se que seja seguido de festa. Não faz sentido convidar as pessoas para uma cerimônia em um salão e dispensá-las em seguida sem oferecer nada.

Se não for possível oferecer uma recepção, melhor realizar o casamento na igreja ou no cartório.

3 - Meu casamento não vai ter festa. Mesmo assim posso fazer uma lista de presentes e anexar o cartãozinho da loja ao convite?

O correto seria fazer a lista na loja ou lojas de sua preferência, mas não anexá-la ao convite. Se alguém perguntar, diga onde ela se encontra.

Dica: Mesmo quando não há festa, os padrinhos costumam perguntar sobre a lista ou perguntar o que os noivos gostariam de ganhar. Já para os convidados, pedir presentes sem oferecer uma festa pode ser considerado um abuso. Por isso nossa sugestão é deixar a lista pronta e só informar sobre a existência dela aos que perguntarem.

4 - Não farei festa de casamento, apenas um chá de cozinha. Posso pedir presentes mais caros na lista do meu chá?

Não pode. O chá de cozinha ou chá de panela é uma festinha informal onde é permitido pedir explicitamente os presentes, mas apenas itens baratos.

5 - Não farei festa, mas gostaria de oferecer lembrancinhas aos convidados após o casamento religioso. Como devo entregar e qual é a lembrancinha mais apropriada?

As lembrancinhas podem ser distribuídas na saída da igreja pela daminha de honra, por uma das madrinhas ou até mesmo pela própria noiva. Como não haverá bolo, lembrancinhas comestíveis como os bem casados, pães de mel ou trufas são ótimas opções.

6 - Não pretendíamos fazer festa, mas, como muitos convidados virão de outra cidade, achamos chato não oferecer nada. O que vocês sugerem para quem não pode gastar muito?

Nossa sugestão seria oferecer um pequeno coquetel no próprio salão da igreja ou ainda na casa dos pais da noiva ou do noivo (quando forem poucos convidados). É uma festinha rápida, econômica e fácil de organizar. Veja as dicas

7- Como dizer no convite que não haverá festa?

Quando não há endereço do local da festa no convite, já fica subentendido que não haverá recepção. Para deixar ainda mais claro, vocês podem usar a frase "onde receberão os cumprimentos" após o endereço da igreja.

8- Vou fazer a festa em um restaurante, mas quero que cada um pague a sua conta. Como eu poderia dizer isso no convite de forma elegante?

Veja aqui esta resposta.

9- Gostaria de mandar um convite comunicando os familiares sobre meu casamento, mas não terá festa e nenhum tipo de cerimônia. Preciso de uma idéia.

Quando você envia um convite, como o próprio nome diz, você está convidando para um evento: o casamento civil, a cerimônia religiosa, uma festa, um jantar comemorativo, etc.

Neste caso, se o objetivo é apenas comunicar que houve um casamento, o correto é substituir o convite pela participação de casamento

10- Gostaria de saber se é deselegante fazer somente o casamento religioso e apenas um jantar para os pais dos noivos, padrinhos e algumas pessoas mais íntimas da família.

Melhor do que oferecer um jantar para poucos seria oferecer um pequeno coquetel e bolo para todos os que forem convidados para a cerimônia religiosa. Caso realmente não possam ou não queiram oferecer esse coquetel, mantenham a idéia do jantar, mas evitem pedir presentes anexando o cartãozinho da lista ao convite para a cerimônia. Não é elegante mencionar a lista no convite, ainda mais quando não há recepção.

11- Não poderemos oferecer uma festa, porém gostaria de saber se eu poderia oferecer alguma recepção aos convidados na própria igreja, alguma coisa simples na hora de receber os cumprimentos, mas não apenas o bolo e champanhe. Pensei também em chamar apenas os padrinhos e familiares para uma churrascaria. Neste caso, como posso comunicar apenas as pessoas citadas?

Vocês poderão oferecer um rápido coquetel no salão da igreja, incluindo canapés, docinhos, bebidas e bolo.

Caso optem pelo jantar na churrascaria apenas para os familiares e padrinhos, estes deverão ser avisados pessoalmente com antecedência. No convite que será entregue a todos haverá apenas informações sobre o local da cerimônia religiosa.

Ao comunicar os que irão para a churrascaria, explique que será uma recepção apenas para padrinhos e familiares e peça para que não comentem com os demais (convidados apenas para a cerimônia) para evitar constrangimentos.

12- Vou me casar, distribuir 300 convites e não terá festa. Preciso saber quantas lembrancinhas devo mandar fazer.

Lembrancinhas comestíveis devem ser distribuídas para todos os convidados, incluindo as crianças. Se forem lembrancinhas decorativas, distribua apenas para as mulheres.

Se você vai distribuir 300 convites, certamente haverá mais de 300 convidados, pois alguns convites incluem a família da pessoa (Fulano de Tal e Família). É preciso fazer o cálculo do número de convidados e, dependendo do tipo de lembrancinha, calcular quantos deles são mulheres.

Em geral recomendamos que calcule 10% a mais de lembrancinhas para evitar que falte, caso alguém insista em levar mais de uma. Como não haverá festa, alguns convidados não comparecerão. Neste caso você pode calcular a quantidade sem os 10% a mais.


Redação: Carolina M. Alves de Lima
Consultora de Casamentos
© NOIVAS ON LINE
PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL
OU PARCIAL DESTA MATÉRIA.
_

BUSCAR NO SITE
outras opçõ Procurar no Guia de Serviços Imprimir esta página Indicar esta página



página inicial | noivado | planejamento | trajes | cerimônias | festas | enxoval | lua de mel | matérias | serviços
serviços com desconto para noivas | passo a passo | eventos para noivas | lista de presentes | check list
tire suas dúvidas | mapa do site | anuncie | contato

Untitled Document
acessórios
agências de turismo
anéis e alianças
animação de festas
assessoria e cerimonial
aulas de culinária
aulas de dança
bar e bartenders

bebidas para festas
bolos e doces
buffets para festas
buquês de noiva
cabelo e maquiagem
caligrafia e lacres
carro para noivas
chá de cozinha
chácaras e sítios
convites de casamento
decoração da casa
decoração de casamentos
dia da noiva e do noivo
djs para casamento
enxoval de casamento
estética para noivas
foto e vídeo
garçons e churrasqueiros
hotéis e pousadas
igrejas e celebrantes
imóveis
lembrancinhas
lingerie para noivas
manobristas
música para casamento
noivinhos de bolo
presentes de casamento
restaurantes
salão de festas
sapatos para noivas
seguranças
toldos e coberturas
trajes masculinos
utilidades domésticas
vestidos de festa
vestidos de noiva

RECEBER NOVIDADES | ENTRAR EM CONTATO


Website Brasileiro - Brazilian Website
1999-2014© Noivas On Line®
Todos os direitos reservados