Noivas On Line
MENU
Início » Dúvidas respondidas » Dúvidas dos convidados

1. Fui convidada(o) para uma festa de noivado, preciso levar presente?

Em geral, quando somos convidados para uma festa de aniversário ou outra festa qualquer, sempre levamos um presente para o anfitrião. Neste caso, seria elegante fazer o mesmo e oferecer uma lembrança à noiva.

A dúvida é: o que escolher como presente de noivado?

Não precisa ser nada exagerado ou caro, o importante é que seja útil e de bom gosto. Veja algumas sugestões:

• agenda da noiva
• livro de receitas
• livro de frases
• toalhinhas para o lavabo
• canecas divertidas
• cesta de flores
• uma orquídea
• caixa de bombons finos
• jogo de toalhas de banho

Se você recebeu um convite formal (impresso) em que os noivos pedem a confirmação de presença, isso significa que será uma festa maior e mais requintada. Neste caso, ao confirmar sua presença, pergunte se os noivos deixaram lista de presentes em alguma loja.

Em caso afirmativo, consulte a lista do casal e escolha um presente que esteja de acordo com as suas possibilidades. Caso não tenham feito lista, você poderá escolher por conta própria.

2. Moro em outra cidade e não tenho acesso à lista de presentes dos noivos, como faço para comprar um presente que agrade e que eles ainda não tenham?

Se você é amiga íntima ou parente dos noivos, poderá ligar para a mãe da noiva ou para a própria noiva, explicar que não terá acesso à lista de presentes, perguntar o que eles gostariam de ganhar e entregar o presente na casa dos pais da noiva no dia seguinte ao casamento.

Outra solução seria pedir o número da conta dos noivos, fazer um depósito e enviar o comprovante em um envelope, acompanhado de um cartão de felicitações.

Se você não tem muita intimidade com os noivos e não pretende comparecer ao casamento, utilize os serviços de flores on line, escolha um bonito arranjo e mande entregar no endereço da noiva que consta no convite.

3. Não tenho muita intimidade com os noivos e fui convidada(o) apenas para a cerimônia religiosa. Preciso comprar um presente da lista?

Não. Neste caso, apenas um arranjo de flores ou uma mensagem de felicitações já é suficiente.

4. Tenho que escolher um presente para um casal que não fez lista e que vai morar em outro país após o casamento. Qual a melhor opção?

Quando avisam que irão morar no exterior, os noivos esperam que os convidados entendam o "recado" e ofereçam o presente em dinheiro. Você pode pedir o número da conta e fazer um depósito (guarde o comprovante e entregue aos noivos em um envelope, acompanhado de um cartão de felicitações), ou colocar um cheque no envelope junto com o cartão.

5. Para onde devo enviar o presente? Com quanto tempo de antecedência?

Sempre para a casa da noiva, mesmo quando for um presente dos familiares ou amigos do noivo. O presente deve vir acompanhado de um cartão.

O ideal é comprá-lo assim que tiver acesso à lista. Desta forma você não corre o risco de esquecer e poderá escolher o que melhor se encaixa no seu orçamento. Caso a loja não tenha serviço de entrega, entregue-o com, no máximo, 2 dias de antecedência à data do casamento.

Presentes grandes como geladeira, fogão, máquina de lavar e freezer devem ser remetidos para a futura residência do casal. Geralmente estes presentes costumam ser oferecidos em conjunto por grupos de amigos ou de familiares do casal.

6. Não consegui comprar o presente a tempo, posso entregá-lo aos noivos na hora da festa?

Não é o mais apropriado. Entregue-o na casa dos pais da noiva no dia seguinte ao casamento. Se precisar enviar o presente após a lua de mel, ele deve ser entregue no endereço do casal.

7. Qual deve ser o traje dos convidados para uma festa de casamento?

Os convidados devem usar o bom senso. É um casamento simples? Então nada de produções exageradas, mas não é porque é simples que você pode ir de calça jeans. É um casamento requintado? Então você já pode caprichar um pouco mais. Mas sempre lembrando que quem deve brilhar é a noiva. Melhor não pecar pelo excesso.

Em casamentos pela manhã ou à tarde, as mulheres podem usar tailleus ou vestidos curtos (na altura dos joelhos), sem brilho ou bordados, em tons claros e alegres. Nos pés, escarpins, peep toes ou sandálias delicadas. No verão, podem usar sandálias com vestidos mais leves e vaporosos. Estampas discretas são permitidas. Bolsas pequenas ou carteiras de mão. Jóias delicadas em pérola ou ouro e maquiagem discreta. Bijuterias também podem ser usadas desde que combinem com a roupa e não sejam de tamanho exagerado.

Os homens podem usar ternos em cores mais claras como o cinza ou o bege. Casamentos que acontecem no final da tarde pedem tonalidades mais sóbrias como o grafite ou azul marinho. Camisa social lisa. Os tons variam de acordo com a cor do paletó.

Com paletó cinza prefira camisa branca, azul bem claro ou rosa claríssimo. Com paletó marrom ou bege, camisa amarelo-claro, branca ou bege bem claro. O azul marinho combina com camisa azul-claro, amarelo-claro, rosa claríssimo ou branca. Gravatas com estampas discretas em harmonia com o conjunto. Sapato marrom combina com terno marrom ou bege e sapato preto com os demais.

À noite, dependendo da cerimônia, vestidos curtos, semilongos ou longos em tecidos mais nobres, com algum bordado e até um pouquinho de brilho. Ao contrário das madrinhas, o preto está liberado para as convidadas, mas como existem outras opções de cores lindíssimas, não se restrinja a ele. Bolsas pequenas sempre. Acessórios dourados ou prateados (evite misturar os dois).

Os homens podem optar por um terno grafite escuro ou azul marinho quase preto. Camisa azul-claro ou branca lisa. Gravata discreta, sapatos e meias pretas.

8. O que os convidados para um casamento não podem vestir?

As mulheres devem evitar os vestidos muito curtos, roupas colantes ou roupas de malha. Os homens nunca devem ir a um casamento de camiseta e tênis e é bom evitar também a calça jeans. Mesmo que o casamento seja mais simples, uma calça social, camisa e sapato todo mundo tem.

9. O que devo fazer quando recebo apenas a participação de um casamento?

Depende do seu grau de intimidade com o casal. Você poderá enviar um presente, flores ou somente um cartão de felicitações. Também é aceitável apenas telefonar para parabenizá-los.

10. Meu amigo vai se casar e, como eu apresentei os noivos, ele quer que eu faça um discurso. Não tenho a mínima ideia do que dizer, vocês poderiam me ajudar?

Discurso do amigo do noivo é um costume americano, aqui no Brasil não é muito comum.

Caso ele realmente insista e você queira dizer algumas palavras, conte um pouco sobre como conheceu cada um dos noivos, porque achou que eles seriam perfeitos um para o outro, quando teve a ideia de apresentá-los (conte de forma divertida e resumida) e finalize dizendo que é uma enorme alegria vê-los casados e que deseja sinceramente que a felicidade deles seja cada dia maior.

Redação: Carolina M. Alves de Lima
Consultora de Casamentos
www.noivasonline.com

Dúvidas dos convidados © Noivas On Line
Proibida a reprodução total
ou parcial desta matéria.

Topo Serviços Imprimir Indicar