Noivas On Line alianças
Página inicial » Tire suas dúvidas » Dúvidas do noivo


_

1 - Gostaria de saber como dizer ao pai dela que pretendemos nos casar, ou seja, como pedir a mão dela em casamento ao meu futuro sogro?

O que você vai dizer e como vai dizer, depende do relacionamento que você tem com ele. Se vocês já namoram há algum tempo e você costuma ir à casa dela com freqüência, ele certamente já deve estar esperando por isso.

Uma conversa franca é a melhor forma de abordar o assunto. Não é preciso marcar hora, até porque essa expectativa o deixaria ainda mais ansioso. Talvez você possa combinar com a sua namorada e aproveitar uma ocasião em que estejam a sós com os pais dela para conversar sobre o assunto e expor suas intenções. Eles certamente gostarão de saber se vocês pretendem se casar em breve, onde pretendem morar, entre outras coisas.

2 - Como devo proceder durante a festa de noivado? Vocês poderiam enviar um modelo de discurso?

Você só deve falar o que realmente estiver sentindo. Um discurso pronto parecerá falso e será pior do que não falar nada. Se na hora de entregar o anel você só conseguir dizer um sincero "Eu te amo" será muito mais emocionante do que uma página inteira de discurso ensaiado.

Caso estejam esperando que você diga mais alguma coisa, conte um pouco da história de vocês: como se conheceram, quando começaram a namorar, etc. Quase todo mundo adora ouvir histórias de amor (caso a maioria ainda não conheça a de vocês).

Diga que durante o período do namoro descobriram muitos pontos em comum (pense antes nestes pontos em comum para não parecer incoerente). Fale também sobre um momento importante que o ajudou a perceber o quanto ela era especial, a mulher que você gostaria que estivesse sempre ao seu lado.


3 - Caso eu peça minha namorada em casamento hoje, entre esta data e até que se converse com o sogro, nós ficaríamos sem usar as alianças? Ou eu poderia pedi-la em casamento, logo após já começar a usar as alianças e depois somente oficializar o noivado?

Tudo depende do seu relacionamento com a família dela. Isso porque, se vocês estiverem usando alianças de noivado, é claro que os pais dela irão notar. Irão notar e perguntar se já estão noivos, quando foi isso, etc. Então, se você sabe que eles não terão nada contra e até ficariam felizes com o fato, não há porque se preocupar. Caso contrário, melhor seria conversar primeiro com eles e trocar as alianças depois.

Essa troca de alianças pode acontecer logo em seguida, só entre vocês. Caso decidam oferecer uma festa para a família em um outro dia, existe a possibilidade de já receber os convidados com as alianças no dedo. Outros preferem aguardar e trocá-las durante a festa. Fica a critério de cada casal.

4 - Quem leva as alianças, o noivo ou o pajem?

O noivo deverá trazer as alianças no bolso do paletó. Assim que chegar à igreja, deverá entregá-las para a pessoa responsável pelo cortejo, que as colocará na almofadinha do pajem na hora da entrada das crianças. Caso não haja um pajem, elas permanecerão no seu bolso até a hora da bênção.

5 - Eu sou obrigado a fazer os exames pré-nupciais?

Fazer ou não fica a seu critério, mas não seria justo que apenas a sua noiva fizesse, não é mesmo? Apesar de não ser obrigatório, os médicos recomendam fazê-los para que ambos saibam se são férteis, se têm alguma doença sexualmente transmissível, algum outro problema que os impeça de ter filhos ou que possa trazer complicações futuras. Caso seja detectado algum problema, este já poderá começar a ser tratado antes do casamento e evitar maiores preocupações posteriormente.

6 - Quais as providências que deverei tomar depois que marcarmos a data?

A primeira coisa que você deverá fazer, juntamente com a sua noiva, é verificar o orçamento disponível para o casamento. Baseado nisso, vocês poderão começar a decidir o tipo de cerimônia que desejam, se haverá festa ou não, os possíveis locais para a lua-de-mel, etc.

Nossa recomendação é que os noivos façam uma poupança ou aplicação conjunta, destinada somente às despesas do casamento. Isso facilita bastante o controle do dinheiro.

Ao noivo cabe também começar a procurar a futura residência do casal, cuidar da parte burocrática, contratar os serviços de pintura, reformas, etc.

Com seis meses de antecedência é hora de definir o orçamento destinado à viagem de lua-de-mel e intensificar as pesquisas. Assim que for definido, faça as reservas e cuide dos documentos necessários para a viagem.

Sempre que possível, acompanhe sua noiva na escolha dos serviços e tomem as decisões em conjunto.

O canal PLANEJAMENTO do site Noivas On Line, traz inúmeras dicas para ajudá-los em todas as etapas, visitem!

7 - Traje do noivo. Quais são as melhores opções?

Depende do horário, mas o noivo com um terno bem cortado e de boa qualidade fica sempre elegante. Se vai se casar de manhã ou à tarde pode optar pelo cinza ou azul marinho. Já pra um casamento à noite o cinza escuro e o preto são mais indicados.

8 - Para o civil no cartório, o que o noivo deve vestir?

O noivo deve usar terno ou, no mínimo, calça social e camisa.

9 - Como usar o cravo ou outra flor no paletó? Onde eu devo prendê-lo(a)?

Geralmente o paletó possui um pequeno orifício na lapela para esta finalidade e é nesta altura que deve ser presa a flor. Mas atenção: a flor deve ser presa ao paletó por um pequeno alfinete que virá junto com ela da floricultura e nunca deve ter seu cabo enfiado no orifício da lapela ou no bolso.

Se estiver usando um lenço no bolso do paletó, dispense a flor. Se estiver usando uma flor na lapela, dispense o lenço.

10 - E quanto à brincadeira de cortar a gravata para vender os pedaços e ajudar na viagem de lua-de-mel. Isso é deselegante?

É constrangedor. Às vezes o convidado não levou dinheiro trocado para a festa e acaba passando por pão duro na frente dos outros. Todo mundo que está lá já comprou presente para os noivos, portanto ninguém precisa passar por uma situação dessas. Melhor evitar essa brincadeira.


Redação: Carolina M. Alves de Lima
Consultora de Casamentos
© NOIVAS ON LINE
PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL
OU PARCIAL DESTA MATÉRIA.
_

BUSCAR NO SITE
outras opçõ Procurar no Guia de Serviços Imprimir esta página Indicar esta página



página inicial | noivado | planejamento | trajes | cerimônias | festas | enxoval | lua de mel | matérias | serviços
serviços com desconto para noivas | passo a passo | eventos para noivas | lista de presentes | check list
tire suas dúvidas | mapa do site | anuncie | contato

Untitled Document
acessórios
agências de turismo
anéis e alianças
animação de festas
assessoria e cerimonial
aulas de culinária
aulas de dança
bar e bartenders

bebidas para festas
bolos e doces
buffets para festas
buquês de noiva
cabelo e maquiagem
caligrafia e lacres
carro para noivas
chá de cozinha
chácaras e sítios
convites de casamento
decoração da casa
decoração de casamentos
dia da noiva e do noivo
djs para casamento
enxoval de casamento
estética para noivas
foto e vídeo
garçons e churrasqueiros
hotéis e pousadas
igrejas e celebrantes
imóveis
lembrancinhas
lingerie para noivas
manobristas
música para casamento
noivinhos de bolo
presentes de casamento
restaurantes
salão de festas
sapatos para noivas
seguranças
toldos e coberturas
trajes masculinos
utilidades domésticas
vestidos de festa
vestidos de noiva

RECEBER NOVIDADES | ENTRAR EM CONTATO


Website Brasileiro - Brazilian Website
1999-2014© Noivas On Line®
Todos os direitos reservados