Noivas On Line alianças
Página inicial » Tire suas dúvidas » Situações delicadas


_

1 - Como devo proceder para convidar pessoas do trabalho para o casamento? Sou obrigada a convidar todos que trabalham comigo?

Antes de tudo: se não pretende incluir os colegas de trabalho, evite comentar sobre detalhes dos preparativos com eles. Você não precisa se sentir obrigada a convidá-los se não puder arcar com despesas extras. Se você pretende fazer um casamento íntimo, a melhor forma de fazer com que eles entendam que realmente será uma festa restrita aos familiares é evitar comentários sobre o seu deslumbrante vestido de noiva ou sobre o delicioso cardápio da festa.

Caso queira convidá-los, veja como proceder:

Em geral, quando se trabalha em uma grande empresa, costuma-se seguir esta regra: convidar para o casamento (convite individual) apenas para aqueles com quem você mantém uma relação fora do ambiente de trabalho, ou seja, uma pessoa que além de colega de trabalho costuma sair com você ou freqüentar a sua casa. Se não for o caso, você pode também optar por convidar aqueles com quem você costuma conversar sempre e estão sabendo dos detalhes do casamento, portanto, exclua aqueles para quem costuma dizer apenas "Bom dia!".

Fixar um convite no mural é uma forma de comunicar a todos que você irá se casar e evitar aquela conversa de que você estava escondendo para não convidar. Esteja preparada: muitos irão aceitar o convite e comparecer.

No envelope (também fixado) deve constar: "Aos Amigos da Empresa Tal" ou ainda "Aos Amigos do Departamento Tal" para restringir os convidados. No convite fixado ao lado estarão as informações sobre a cerimônia e a festa.

Quando você se refere "Aos Amigos", fica subentendido que são apenas os amigos e não a família toda dessas pessoas. Também não estão incluídos os que são apenas conhecidos. Para certificar-se de que as pessoas não irão levar acompanhantes, peça confirmação de presença.

Caso tenha um ou outro que você realmente gostaria que comparecesse, entregue os convites individuais pessoalmente a eles (faça isso fora do escritório) e tente deixar claro que você não gostaria que houvesse comentários porque infelizmente não será possível convidar todo mundo.

Em hipótese alguma convide os colegas apenas para a cerimônia religiosa para depois excluí-los da festa. Pior do que não ser convidado é ser um convidado "menor" que terá que comprar um presente pra você, vestir-se de acordo e voltar para jantar em casa.

2 - Como faço para convidar um casal gay? Como devo sobrescritar o envelope?

Neste caso vale a mesma regra utilizada para convidar pessoas que moram juntas mas não são formalmente casadas. Escreva o nome dos dois, um abaixo do outro e sem utilizar a conjunção "e". O nome que vem primeiro é o da pessoa com quem você tem mais amizade.

Márcio Alberto Ramos Neto
José Maria Ferreira da Cruz

Nádia Mendes de Souza
Ana Paula Ferreira dos Santos

3 - Como convidar casais separados?

Se os noivos são amigos de ambos, devem enviar convites individuais: um para ele e outro para ela.

Se a separação é recente, cabe aos noivos comunicar a ambos que o ex-cônjuje também foi convidado. Desta forma, cada um poderá decidir se quer comparecer ou se prefere evitar esse encontro.

4 - Como posicionar pais separados no altar?

Esta é sem dúvida uma das questões mais complicadas, pois cada caso é um caso e tudo depende do relacionamento entre as partes envolvidas.

Vamos dar alguns exemplos para que você possa se basear e evitar constrangimentos:

Pais separados que ainda se falam:

Neste caso, melhor seria que tentassem esquecer as diferenças e permanecessem juntos apenas durante a cerimônia religiosa. Durante a festa ficariam em mesas separadas ao lado de seus respectivos cônjuges.

Caso concordem, nada se altera. Se houver cortejo, a mãe da noiva entra com o pai do noivo, o noivo com a mãe e a noiva com o pai. Quando a noiva chegar ao altar, o pai do noivo dirige-se para o lado da esposa e o pai da noiva toma o seu lugar ao lado da mãe da noiva. Saem juntos, recebem os cumprimentos juntos e separam-se durante a festa.

Durante a cerimônia o padrasto e/ou madrata permanece sentado como os demais convidados.

Pais separados que não se suportam:

Neste caso o seu pai poderá levá-la até o altar e sentar-se no primeiro banco ao lado da atual esposa. Sua mãe pode permanecer no altar sozinha ou acompanhada de um de seus irmãos que subirá ao altar discretamente depois que o pai do noivo se posicionar ao lado da mãe do noivo.

Há ainda quem queira colocar padrastos e madrastas também no altar, mas isso torna o cortejo tão complicado que melhor seria se todos entrassem pela sacristia.

Se os pais fizerem questão de permanecer no altar ao lado de seus respectivos cônjuges e se vocês concordarem, peça para que entrem todos pela sacristia e apenas você e seu pai entrarão pela nave. Para que o número de casais não fique desigual, convide um casal de padrinho a menos.

5 - Fizemos nossas listas de convidados e o total ultrapassou o número que o nosso orçamento permite. Que critério podemos usar para excluir algumas pessoas?

Uma dica para quem precisa cortar convidados: evite sobrescritar o convite incluindo toda a família. Quando você escreve Sr. Fulano de Tal e Família, significa que todos que moram naquela casa estão convidados: pai, mãe, irmãos, filhos de um e de outro.

Para fechar a lista final, aquela que está de acordo com o orçamento de vocês, primeiramente marquem nas duas listas (sua e do seu noivo) os que não poderão ser cortados de jeito nenhum, ou seja, os convidados "obrigatórios". É sempre bom lembrar que eles não virão sozinhos, portanto, inclua também o nome do acompanhante na lista dos obrigatórios.

Pais, avós, irmãos (e namoradas), padrinhos, familiares muito próximos, damas e pajens, pais de damas e pajens devem constar nessa relação. Embora seja óbvio que serão convidados, o buffet precisará de uma lista completa.

Em seguida marquem aqueles que não são obrigatórios, mas muito queridos, cuja presença realmente seria importante nesse dia. Marquem também seus acompanhantes e familiares que pretendem convidar. Se sua melhor amiga é casada e tem um filho de oito anos, por exemplo, já serão 3 pessoas.

Depois destes entram vizinhos, amigos dos pais, colegas de trabalho, parentes e amigos distantes, etc.

Vizinhos: se o seu relacionamento com eles é bom, se costumam freqüentar a sua casa, se eles já ajudaram num momento de dificuldade ou se já convidaram para o casamento dos filhos deles, melhor retribuir, não é mesmo?

Amigos dos pais: se os pais estiverem pagando a maior parte da festa, é justo que convidem alguns amigos para o casamento. Caso eles extrapolem e vocês corram o risco de ter uma festa cheia de desconhecidos, conversem com jeitinho para tentar chegar a um acordo.

Colegas de trabalho: veja a dúvida nº 1

Parentes e amigos distantes: provavelmente muitos não virão, mas ficarão chateados se forem esquecidos. Mandem um convite para todos que, embora distantes, são importantes e queridos.

6 - Vou fazer a festa em um restaurante e quero que cada um pague a sua conta. Como eu poderia escrever isso de forma elegante no convite?

Na verdade não há uma forma muito elegante de dizer isso. Quando cada um paga o seu em uma festa de aniversário, deve ser usado, logo após o endereço do local da festa, o termo "Convite por adesão". Complicado é dizer isso em um convite de casamento, pois acaba ficando um pouco grosseiro.

Melhor seria dizer que os noivos despedem-se na igreja e avisar na saída, ao receber os cumprimentos, que vocês irão comemorar em um restaurante, mas como não foi possível fazer uma festa, quem quiser poderá ir também e pagar apenas o que consumir.

Lembre-se que o "cada um paga o seu" significa menos convidados na cerimônia e no jantar, afinal, para ir a um casamento você gasta com roupas, cabelo, maquiagem e presentes. Além de tudo isso, ter que pagar o próprio jantar pode ser demais para o convidado.

7 - Como comunicar que não haverá mais casamento após terem sido distribuídos os convites?

A melhor forma é comunicar por telefone. Caso a noiva e o noivo não queiram fazê-lo, podem pedir ajuda aos pais.

8 - Como colocar os nomes no convite quando o noivo não foi registrado pelo pai?

Caso o noivo tenha um padrasto que considera como pai, o nome deste poderá vir no lugar que seria destinado ao nome do pai biológico.

Caso contrário, existem duas possibilidades:

1ª - Omitir os nomes dos pais de ambos. Os próprios noivos convidam para o casamento:

Nome de batismo da noiva e Nome de batismo do noivo


convidam para a cerimônia religiosa de seu casamento...

..............

..............

 

Endereço da noiva   Endereço do noivo

2ª - Fazer o convite da forma tradicional e mencionar apenas o nome da mãe.

Pai da Noiva
Mãe da Noiva
  Mãe do Noivo

convidam para a cerimônia religiosa do casamento de seus filhos
Noiva e Noivo


a realizar-se às vinte horas do dia dez de maio de dois mil e treze,
na Igreja Nossa Senhora de Fátima, Rua Miguel Petroni, 2234, Centro, São Carlos - SP.

Endereço dos pais da noiva   Endereço dos pais do noivo

ou

Noiva e Noivo

juntamente com seus pais
Pai da Noiva
Mãe da Noiva
  Mãe do Noivo


convidam para a cerimônia de seu casamento....

.............

.............

Endereço da noiva   Endereço do noivo

9 - Estou pensando em casar no cartório e depois fazer uma recepção em uma casa de festas. É indelicado convidar só algumas pessoas para a festa? Queria fazer uma recepção simples já que a família do meu noivo é muito grande.

Se não haverá cerimônia religiosa você pode convidar para a festa apenas os amigos e parentes mais próximos sem problema nenhum. Indelicado seria convidar muitas pessoas para o casamento na igreja e dispensá-las depois, elegendo apenas algumas para participar da recepção.

10- Devo dizer no convite que a bebida é por conta dos convidados? Como fazer?

Pedir que os convidados paguem pelas bebidas é indelicado. Seria como cobrar ingresso ou consumação. Os convidados compram presentes para o casal, gastam com trajes especiais, alguns pagam hospedagem para vir de outra cidade assistir ao casamento, portanto, não é justo que ainda tenham que pagar pelas bebidas da festa.

Melhor seria reduzir o custo oferecendo apenas alguns tipos de bebida ao invés de vários. Refrigerantes, água e vinho (ou cerveja, dependendo do cardápio escolhido) são suficientes para que todos fiquem satisfeitos.

11- Como devo proceder para comunicar aos familiares que eu e meu namorado vamos morar juntos? (não haverá casamento) Gostaríamos de dar uma satisfação e ao mesmo tempo convidá-los para conhecer a nossa nova casa.

Neste caso você pode usar o mesmo modelo de participação que se encontra aqui e substituir a frase "participam seu casamento" por "participam sua união".

Como não haverá troca de sobrenomes, vocês poderão escrever os dois nomes completos na participação.


Exemplo:

Renata Alcântara
e
Márcio Machado de Oliveira

participam sua união....


Redação: Carolina M. Alves de Lima
Consultora de Casamentos
© NOIVAS ON LINE
PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL
OU PARCIAL DESTA MATÉRIA.
_

BUSCAR NO SITE
outras opçõ Procurar no Guia de Serviços Imprimir esta página Indicar esta página



página inicial | noivado | planejamento | trajes | cerimônias | festas | enxoval | lua de mel | matérias | serviços
serviços com desconto para noivas | passo a passo | eventos para noivas | lista de presentes | check list
tire suas dúvidas | mapa do site | anuncie | contato

Untitled Document
acessórios
agências de turismo
anéis e alianças
animação de festas
assessoria e cerimonial
aulas de culinária
aulas de dança
bar e bartenders

bebidas para festas
bolos e doces
buffets para festas
buquês de noiva
cabelo e maquiagem
caligrafia e lacres
carro para noivas
chá de cozinha
chácaras e sítios
convites de casamento
decoração da casa
decoração de casamentos
dia da noiva e do noivo
djs para casamento
enxoval de casamento
estética para noivas
foto e vídeo
garçons e churrasqueiros
hotéis e pousadas
igrejas e celebrantes
imóveis
lembrancinhas
lingerie para noivas
manobristas
música para casamento
noivinhos de bolo
presentes de casamento
restaurantes
salão de festas
sapatos para noivas
seguranças
toldos e coberturas
trajes masculinos
utilidades domésticas
vestidos de festa
vestidos de noiva

RECEBER NOVIDADES | ENTRAR EM CONTATO


Website Brasileiro - Brazilian Website
1999-2014© Noivas On Line®
Todos os direitos reservados