Noivas On Line
MENU
Início » Matérias » Sapatos para noivas

Acesse o Pinterest gratuitamente com a sua conta do Facebook para visualizar centenas de fotos inspiradoras.

Ao escolher os sapatos que usará no dia do seu casamento você deve lembrar que irá permanecer um bom tempo em pé com o modelo escolhido. Por isso, pense no seu conforto antes de tudo.

Quando calçar os sapatos verifique se eles mantém o seu pé firme. É importante que o seu peso esteja bem distribuído e que você consiga caminhar com segurança.

A COR DOS SAPATOS DA NOIVA

• Tradicionalmente, as noivas preferem usar sapatos da mesma tonalidade do vestido. Sendo assim, ao escolher um vestido branco, os sapatos acompanham.

• Outra possibilidade é combinar os sapatos com a cor dos detalhes. Um vestido branco com bordados em prata ou outro detalhe nesta cor pode ser acompanhado por sapatos ou sandálias na cor prata. O mesmo vale para detalhes dourados que podem ser acompanhados por sapatos ou sandálias no mesmo tom.

• Noivas mais ousadas podem preferir sapatos que contrastem com o restante da produção. Um vestido completamente branco pode ser acompanhado por sapatos nas cores pink, vermelho, amarelo ou lilás, por exemplo. Neste caso, um buquê da mesma cor dos sapatos ou que contenha flores na mesma tonalidade dos sapatos, deixará o visual harmonioso.

ALTURA DO SALTO

• O salto alonga a silhueta e deixa as pernas mais bonitas, mas não exagere. Na hora de escolher o tamanho, o ideal seria optar pelo que você já está acostumada a usar no dia a dia para que consiga caminhar com confiança.

• Quanto mais alto e mais fino o salto, mais cansativo será permanecer sobre ele, já que o peso do corpo estará distribuído de forma desigual.

• Noivas gordinhas são favorecidas pelo uso do salto, mas devem escolher o modelo com atenção. Saltos muito finos parecerão desproporcionais e chamarão atenção para o volume das pernas. A melhor opção são os saltos mais grossos ou do tipo anabela que distribuem o peso do corpo por todo o calçado.

O sapato ideal para a noiva baixinha

• Se você é baixinha e não costuma usar salto alto no dia a dia, este não é o melhor momento para mudar. Prefira um salto menor com o qual você se sinta confortável e lembre-se de que o seu noivo conhece e gosta de você exatamente como você é. Apenas evite sapatilhas ou sandálias sem salto nenhum.

O sapato ideal para a noiva mais alta que o noivo

• Caso você seja mais alta do que o seu noivo, evite exagerar na altura do salto. Prefira um modelo mais baixo para que a diferença não fique muito evidente.

CONHEÇA DIVERSOS TIPOS DE SAPATOS PARA NOIVAS

[SCARPIN] O scarpin é um sapato fechado que pode ter salto baixo, médio ou alto. O formato do bico varia de acordo com a moda e pode ser fino, arredondado ou quadrado. Você encontrará modelos com saltos grossos e finos. Em casamentos acompanha bem os tailleurs, calças do tipo pantalona e vestidos mais fechados.  

[PEEP TOE] Peep toe não é propriamente um estilo de sapato e sim uma característica de alguns modelos. Atualmente chama-se de peep toe qualquer sapato que tenha uma abertura na frente de forma que mostre pelo menos um dedo. Você poderá encontrar diversos estilos de sapato com variados tamanhos e formatos de salto com a abertura peep toe. Em casamentos acompanha bem tanto os tailleurs quanto os vestidos.

[SCARPIN ESTILO CHANEL] O scarpin estilo chanel é um sapato fechado na frente cuja parte de trás é uma tira que fica ao redor do calcanhar. Pode ter salto médio, baixo ou minissalto (com menos de 2,5 cm). O formato do bico varia de acordo com a moda e pode ser fino, arredondado ou quadrado. Você encontrará modelos com saltos grossos e finos. Para usar com vestidos mais leves prefira os modelos mais delicados.  

[SAPATILHA] A sapatilha é um sapato baixo, fechado geralmente coberto de cetim (nos modelos feitos para noivas) Pode ter um saltinho bem baixo ou nenhum salto. O formato do bico é redondo. Combina com vestidos românticos vaporosos e saia estilo bailarina. Ideal para casamentos campestres que acontecem durante o dia. Evite usá-la com vestidos mais elaborados, pois pode "matar" a produção.  

[SANDÁLIA] Encontradas nos mais diversos formatos e materiais, as sandálias podem ter salto baixo, médio ou alto. As mais indicadas para noivas são as de couro macio e as forradas com cetim. Delicadas, com salto e tiras fininhas, deixam os pés ainda mais bonitos. Acompanham bem os vestidos tomara que caia, os de alças e os mais decotados, feitos com tecidos leves.

OUTRAS DICAS

• Se estiver apertando e machucando os dois ou mesmo apenas um pé, não compre. Pode até ser que leceie depois, mas você não terá tempo suficiente para usá-los até lacear.

• Caminhe com os sapatos novos em casa para se acostumar com eles. Se o salto for maior do que os que você costuma usar, caminhe ainda mais.

• Prefira sapatos com solado antiderrapante. Se o solado for todo em couro, gaste um pouco no cimento para evitar escorregões.

• Se preferir forrar os sapatos usado e confortáveis com o tecido do vestido procure um profissional que faça o serviço com capricho. Antes disso, verifique se o solado não está muito gasto para que não fique com aparência de antigo.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Redação: Carolina M. Alves de Lima
Consultora de Casamentos
www.noivasonline.com

Sapatos para noivas © Noivas On Line
Proibida a reprodução total
ou parcial desta matéria.

Topo Serviços Imprimir Indicar