Noivas On Line
MENU
Início » Matérias » Como combinar vinhos e alimentos

Todo cuidado é pouco na hora de escolher o cardápio, pois dele depende boa parte do sucesso da sua festa. A escolha dos vinhos adequados fará com que o sabor do prato escolhido seja realçado.

Para não errar, lembre-se: Vinhos tintos (fortes) anulam o sabor dos peixes e crustáceos. Vinhos brancos doces e aromáticos "brigam" com carnes vermelhas.

Veja o que sugere o especialista Thiago Costa da Camino, da empresa Só Vinhos:

SUGESTÕES DE VINHOS PARA UM COQUETEL DE CASAMENTO

Neste caso, poderá ser servido champanhe ou um vinho frisante branco suave. Todos estes acompanham muito bem os salgadinhos e o bolo de casamento:

• Champanhe francês: Veuve du Vernay
• Vinho frisante suave italiano: Lambrusco Dell’Emila Amabile Duca di Pisa
• Prosecco di Valdobbiadene

SUGESTÕES DE VINHOS PARA UM ALMOÇO DE CASAMENTO

Poderão ser servidas duas opções de pratos quentes, uma com carne branca e outra com carne vermelha, como:

Strogonoff de frango com batata souté.
Escalope de filé mignon.

Vinhos secos acompanham muito bem as carnes brancas, pois "casam" com o sabor da carne. Uma boa escolha seria o vinho branco italiano Frascati Superiore.

Para acompanhar a carne vermelha, os mais indicados são os vinhos tintos, como o chileno Archalus Valle del Maipo.

Para finalizar uma sobremesa leve como creme de papaia ou compotas de frutas em caldas, a sugestão são os vinhos de uva moscato, como o italiano Moscato D’ Asti Abbazia. Este vinho, levemente doce, é uma excelente pedida.

Ao final da refeição, sirva um bom vinho do Porto, como o Real Companhia Velha ou Senador Tawny, ambos excelentes digestivos.

SUGESTÕES DE VINHOS PARA UM ELEGANTE JANTAR DE CASAMENTO

Em um jantar à francesa o cardápio necessita de maior atenção, pois deverá conter nesta ordem: uma entrada, um prato de peixe ou crustáceo, um sorbet*, uma carne ou ave, sobremesa, frutas e, finalmente, o bolo e os doces do casamento.

Existem diversas opções para a combinação dos pratos e acompanhamentos e os próprios buffets poderão orientá-los na escolha. Veja algumas sugestões:

• Menus mais leves - massas: Capeletti ao sugo ou penne à caprese.
• Carnes brancas: Frango à parmegiana ou frango ao molho de mostarda com batata palha.

Os vinhos que poderão acompanhar pratos como massas e frango são os vinhos brancos secos. Uma boa sugestão é o sul-africano Tribal White. Para carnes vermelhas, a sugestão são os vinhos tintos secos como o sul-africano Tribal Red.

* O sorbet, diferente do sorvete, é mais leve por não conter leite e emulsificante. Ele é feito com polpa ou suco de fruta misturado com água e açúcar e deve ser servido gelado. É ideal para "limpar o paladar" entre os pratos de peixe e carne em um jantar à francesa.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Redação: Carolina M. Alves de Lima
Consultora de Casamentos
www.noivasonline.com

Como combinar vinhos © Noivas On Line
Proibida a reprodução total
ou parcial desta matéria.

Topo Serviços Imprimir Indicar