Noivas On Line
Início » Matérias » Como fazer convites de casamento
Convite de casamento

COMO FAZER CONVITES DE CASAMENTO EM CASA

Material necessário: Papéis especiais para convites de casamento, envelopes especiais para convites de casamento, um programa para design gráfico, uma impressora laser (mais rápida) ou uma boa impressora jato de tinta, guilhotina para cortar papel, etiquetas para fechar, acessórios como fitas e rendas para acabamento (opcional).

Por que a guilhotina? A menos que você compre kits de papel para convites já no formato desejado, você terá que cortar um por um.

Defina o tamanho e a orientação da impressão: Você prefere convites verticais ou horizontais? Com base nisso e tendo em mente mais ou menos o tamanho desejado, encontre primeiro os envelopes. Adaptar os convites ao tamanho dos envelopes é sempre mais fácil do que fazer o inverso.

Escolha as fontes de letra: Dois tipos de fonte são suficientes. Um para destacar o nome dos noivos e outro para as demais informações do convite. Você pode usar itálico para diferenciar a frase de abertura e para destacar o R.S.V.P.

Crie a base: Utilizando um programa para design gráfico, crie um novo documento, definindo a largura e a altura em centímetros. Utilize a resolução de 300dpi para uma melhor qualidade de impressão.

Convites de casamento


Adicione camadas de texto: Para que você consiga posicionar o conteúdo de forma correta será necessário criar uma camada para cada bloco de texto. Cada uma das setas acima indica um bloco de texto diferente: frase de abertura, nomes dos pais da noiva, nomes dos pais dos noivos, etc.

Formatação e ortografia: Escreva os textos de cada um dos blocos utilizando a fonte de letra previamente escolhida. No final, selecione e altere o tamanho e a fonte do nome dos noivos. Aplique efeito itálico na frase de abertura e no R.S.V.P. Verifique se não há erros de ortografia e se todos os nomes estão escritos corretamente.

Alinhamento e borda: Como o auxílio das réguas e grades do programa, verifique se os blocos de texto estão alinhados corretamente. Finalizado o alinhamento, salve o documento como está. Em seguida, agrupe todas as camadas, escolha a opção "selecionar tudo" e "traçar" para criar uma borda que irá delimitar o convite no papel. A borda do modelo acima tem espessura de 3 pixels, mas você pode criar a sua do tamanho que preferir.

Prova e impressão: Imprima uma prova em papel comum. Veja se vocês gostam do resultado, se não há erros de ortografia, se o tamanho da borda está bom e se o convite já cortado cabe nos envelopes. Está tudo certo? Imprima-os no papel especial, espere secar, recorte-os, coloque-os em seus envelopes, finalize com uma pequena etiqueta e acrescente detalhes como lacinhos de fita ou renda.

Sobrescritar os envelopes ou imprimir tags: Imprima os nomes dos convidados (vários nomes por folha) e recorte as tags para enviar junto com cada um dos envelopes. Outra opção seria sobrescritar os envelopes à mão.

Conclusão: Dá pra fazer convites de casamento em casa? Sim. Compensa fazer? Não.

Por que não?

1. O resultado final não será tão bonito quanto o dos convites impressos por empresas especializadas.
2. Mesmo recortando com a guilhotina, às vezes fica torto.
3. Desenhos de noivinhos encontrados na Internet não saem nítidos na impressão.
4. Um erro de ortografia descoberto depois da impressão pode fazer com que você perca todo o seu trabalho.
5. O processo todo é bastante demorado.

Não é mais econômico fazer em casa? Contabilizando toda a lista de materiais necessários, o tempo gasto para procurar, escolher e comprar papéis e envelopes, o tempo gasto com a diagramação, os envelopes perdidos por erro na hora de sobrescritar e algumas folhas que saem borradas, você conclui que fazer convites em casa não representa uma grande economia.

Então, como eu faço para economizar nos convites de casamento? Pesquisando bastante você encontra lindos convites com ótimos preços. Você escolhe o modelo, efetua o pagamento, confere a prova e recebe todos os convites em casa prontos para distribuir. Para economizar ainda mais, prefira modelos mais simples e sem acessórios como laços de fita, renda, strass, etc.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Redação: Carolina M. Alves de Lima
Consultora de Casamentos
www.noivasonline.com

Como fazer convites © Noivas On Line
Proibida a reprodução total
ou parcial desta matéria.