Veja abaixo seis dicas para evitar conflitos entre noivos de religiões diferentes.
1. Conversem sobre o assunto durante o período de noivado
Como dissemos no canal NOIVADO, este é um período muito importante, durante o qual vocês poderão conhecer melhor os hábitos e o temperamento um do outro, compartilhar os sonhos e planejar o futuro.
Planejar o futuro, quando cada um segue uma religião diferente, significa que vocês deverão conversar bastante sobre o assunto e definir quais as práticas religiosas que fazem questão de manter após o casamento, o que se aplica também à educação dos filhos que virão.
Definir não significa que não poderão mudar de idéia, mas é bom que ambos conheçam as expectativas do outro em relação ao futuro da família para evitar possíveis conflitos.
2. Informe-se sobre a religião do outro
Não é preciso mudar de religião ou participar das práticas religiosas do outro, mas informar-se a respeito através de livros ou cursos é uma boa maneira de entender melhor as crenças e valores do seu futuro cônjuge, o que certamente contribuirá para uma convivência mais harmoniosa.
3. Sejam pacientes com os pais e futuros sogros
Entenda que os seus pais certamente gostariam que você estivesse se casando com alguém da mesma religião, portanto, aceitar o fato de que não vai ser assim pode levar algum tempo. Seja paciente com eles e diga o quanto você valoriza sua própria religião. Tente fazê-los compreender que casar com essa pessoa não significa negar todos os ensinamentos passados por eles durante a sua vida.
Se o problema são os pais dele (a), ao invés de adotar uma posição defensiva, se sentir ofendida (o) ou dar margem para discussões, procure continuar frequentando a casa de seus futuros sogros sempre demonstrando respeito e consideração por suas crenças e tradições. Essa é a melhor forma de conquistar a simpatia e admiração de ambos e entrar para a família sem maiores atritos.
4. Não tentem "converter" o outro
Assim como cada um tem seus próprios hábitos, rotinas e manias, aceite o fato de que cada um tem sua própria fé. A sua religião pode ser perfeita para você, mas para o outro a melhor é a dele. Aprender a respeitar as diferenças é uma forma de evitar discussões improdutivas.
5. Encontrem o celebrante certo
Ao procurar um celebrante é importante que seja uma pessoa agradável e que realmente acredite na união de vocês. Em alguns casos a cerimônia poderá ser realizada por dois celebrantes, cada qual representando a sua religião. Conversem com eles para elaborar a cerimônia e escolher os rituais e leituras que são significativos para ambos.
6. Ofereçam aos convidados um folheto explicativo
Decidido como será a celebração, uma boa idéia seria criar um pequeno folheto explicando o significado dos costumes e rituais incluídos na cerimônia para que os familiares e os amigos possam entender e acompanhar.
MATÉRIAS RELACIONADAS
Chá de bênçãos
Vestidos de noiva modestos
Dicas para escolher o local da cerimônia
10 dicas para economizar na decoração
5 dicas para um álbum de casamento perfeito
10 atitudes da noiva elegante
Festa animada sem bebidas alcoólicas
Redação: Carolina M. Alves de Lima
Consultora de Casamentos
www.noivasonline.com
Religiões diferentes © Noivas On Line
Proibida a reprodução total
ou parcial desta matéria.