Noivas On Line
Noivas On Line
Início » Matérias » Casamento estilo vintage

CASAMENTO EM ESTILO VINTAGE / RETRÔ

Organizar um casamento que mantenha um delicado equilíbrio entre o moderno e o clássico exige planejamento cuidadoso, desde a escolha do local, esquema de cores até o formato dos arranjos florais.

Embora esse equilíbrio seja o desejo da maioria, alguns casais, inspirados pelos antigos álbuns que retrataram o casamento de seus pais ou até mesmo de seus avós, tem preferido apostar em algo bem diferente.

Quando se trata de casamento, assim como no resto do mundo da moda, tudo o que é antigo volta repaginado em algum momento. Do design inspirado nos anos 70 à bolos que parecem decorados pela sua avó, muitos detalhes que já foram sinônimos do requinte no passado estão de volta para adicionar uma dose de nostalgia a esse dia mais do que especial.

Para quem quer organizar um casamento que realmente transmita aquela vibe retrô, seguem algumas dicas.

O ESTILO DO VESTIDO

Não é preciso replicar um vestido antigo, mas, ao fazer o seu sob medida, tente manter alguns dos detalhes que marcaram época, por exemplo: vestidos retos com um toque boho dos anos 70, mangas bufantes dos anos 80, tecidos acetinados com grandes laços dos anos 90, etc.

Scarpin branco para noiva

Clique na imagem para detalhes e preço deste scarpin branco para noiva.

Acessórios como véu armado e grinalda de pequenas flores brancas artificiais, luvas, além de decotes discretos ou velados também são características marcantes de décadas passadas.

Nos pés, o clássico scarpin ou scarpin chanel. Se a opção for pelas sandálias, faça uma pesquisa para saber qual era o estilo mais utilizado na época e escolha o que melhor combinar com o seu vestido.

O BUQUÊ DE NOIVA

Inspire-se nas fotos que você ama para criar um buquê parecido. As flores mais utilizadas nos buquês de noiva eram as rosas, margaridas, crisântemos e mosquitinho, arrematadas com folhagem delicada.

Os formatos mais utilizados eram buquê redondo pequeno e buquê cascata ou ainda um apanhado de flores, amarrados de forma displicente com uma fita de cetim, como se as flores tivessem sido colhidas ali na hora no jardim de casa.

A ROUPA DO NOIVO

Terno escuro, camisa clara, gravata mais escura que a camisa e um cravo branco na lapela. Nada muito moderno como gravata fina e terno slim, nem muito retrô como calças xadrez ou boca de sino. Um meio termo é o ideal.

A ROUPA DOS PADRINHOS

Defina apenas o comprimento dos vestidos das madrinhas e deixe que elas escolham as cores, tecidos e modelos que mais convém a cada uma, desde que não sejam as cores reservadas para as mães do noivo e da noiva, já que estas tem prioridade na escolha.

Para os padrinhos, costume escuro (terno sem colete).

A ROUPA DOS CONVIDADOS

Deixe que os convidados se vistam como quiserem ou determine que o traje é traje social. Não obrigue ninguém a se fantasiar para ir ao casamento, afinal, as estrelas das fotos em estilo antigo serão os noivos.

ESCOLHA DO LOCAL

Para quem pretende ter uma cerimônia religiosa, a escolha de uma igreja mais antiga representa meio caminho andado. Bancos de madeira antigos, paredes decoradas e altar com riqueza de detalhes ajudam a criar uma atmosfera semelhante ao que era visto nos álbuns das décadas passadas.

Para a festa, a escolha do ambiente depende do estilo que vocês pretendem recriar. Até o início dos anos 80, assim como nas festas de aniversário, muitos noivos optavam por receber os amigos em casa ou em salões de hotel com elementos característicos como: cortina de tecido com leve brilho, poltronas antigas, abajur antigo, móveis escuros, sofá com textura, parede de madeira envernizada e quadros nas paredes.

Se você acha que é exagero, lembre-se que para conseguir um visual que realmente transmita uma vibe retrô é preciso um pouco de rebuscamento. A decoração das décadas passadas não era nada clean.

Acesse o Pinterest para visualizar centenas de fotos inspiradoras.

AMBIENTAÇÃO DE CASAMENTO VINTAGE / RETRÔ

MESA DO BOLO

Biombo para decoração de festas

Clique na imagem para detalhes e preço do biombo para decoração de festas.

Em casa ou no salão, a mesa do bolo pode ser coberta por uma toalha de jacquard ou cetim. Atrás da mesa, um biombo sanfonado de madeira fornece um fundo neutro para as fotos do casal.

Pratinhos de porcelana ou vidro transparente e garfinhos de inox para servir o bolo. Procure por eles na casa da sua avó, tia, tia-avó. Você vai se surpreender com a quantidade de louças, copos e taças lindas esquecidos nos armários.

Taça Gatsby

Clique na imagem para detalhes e preço das taças Gatsby.

Por falar em taças. Aquelas mais baixas, conhecidas como taças Gatsby, são perfeitas para montar a torre de champanhe que voltou com tudo nas festas de casamento atuais. Esse é um item que não pode faltar!

MESAS DOS CONVIDADOS

Se a festa for realizada no salão, aposte nas mesas coletivas, criadas a partir da junção de várias mesas retangulares. Se for uma festa mais intimista, bolo com champanhe ou coquetel na casa dos pais de um dos noivos, os próprios móveis da casa serão usados para que os convidados mais idosos possam se sentar.

Se possível, utilize guardanapos de tecido, talheres dos faqueiros antigos de família, pratos que sua mãe ganhou de presente no casamento dela para compor a mesa. Copos e taças também, quanto mais antigos e característicos, melhor.

DECORAÇÃO FLORAL

A decoração segue a mesma linha do buquê de noiva. Arranjos das mesas elaborados com as flores que estavam mais disponíveis e eram fáceis de encontrar na época: rosas, crisântemos, cravos, margaridas e mosquitinho, muito mosquitinho! Para complementar, folhas de avenca, folhas de camélia ou de pinheiro.

Para casamentos que acontecem em casa, plantas envasadas bastante comuns na época ajudarão a criar um ambiente fiel ao passado: samambaias suspensas ou vasos de chão com uma dessas plantas: dragoeiro, antúrio, dracena, strelitzia, rhapis ou costela de adão.

ILUMINAÇÃO

Veja também: Decoração de casamento com folhagem

Iluminação difusa que imita as lâmpadas incandescentes utilizadas na época. Se quiser usar velas, prefira as que ficam protegidas dentro de recipientes de vidro ou velas flutuantes, que deixam o ambiente bonito sem risco de acidentes.

BOLO DE CASAMENTO VINTAGE

Lembra de como eram os bolos de casamento antes da pasta americana virar moda? Eles estão de volta! Bolos com cobertura gostosa, decorados com bico de confeitar e flores naturais, voltaram com tudo.

FOTOGRAFIA DE CASAMENTO ESTILO VINTAGE

De nada adianta toda essa produção se o fotógrafo escolhido não souber usar o equipamento a seu favor. Fotos vintage podem ser obtidas através de efeitos aplicados sobre fotos digitais? Sim. Ficam iguais às feitas com uma câmera analógica? Não ficam.

Os tons diferentes, a textura granulada, as distorções que ocorrem ao acaso e até a falta de definição de alguns objetos enquadrados fazem parte do charme. São esses detalhes que nos atraem nos álbuns de casamento de outras épocas.

Escolher um fotógrafo que domine as duas técnicas será o diferencial no seu álbum de fotos. Para que elas fiquem com aquele aspecto que você vê nos álbuns de família, a utilização do processo analógico é essencial. Acredite, se o fotógrafo souber trabalhar com filme, o resultado fará valer o investimento. Não que todas as fotos devam ser feitas dessa forma, mas, se possível, algumas delas.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Redação: Carolina M. Alves de Lima
Consultora de Casamentos
www.noivasonline.com

Casamento estilo vintage © Noivas On Line
Proibida a reprodução total
ou parcial desta matéria.

Topo Fornecedores Imprimir
x
Este site usa cookies. Saiba mais Aceitar