Noivas On Line
Noivas On Line
Início » Cerimônias » Casamento religioso » Cerimônia religiosa

A ESCOLHA DA IGREJA E DATA DO CASAMENTO RELIGIOSO

Não demorem para escolher a igreja. Algumas já têm datas reservadas para mais de um ano. Setembro e dezembro são os meses mais concorridos, por isso, se pretendem se casar nesta época, é melhor se apressarem.

O dia e o horário devem ser agendados na secretaria da igreja.

O TAMANHO DA IGREJA

Ao escolher a igreja, verifiquem se ela comporta todos os convidados sentados, mas tomem cuidado para não escolher uma muito grande e gastar demais com a decoração.

CONTRATANDO OS SERVIÇOS

Algumas igrejas possuem uma lista de profissionais autorizados a prestar serviços no local. Informem-se sobre isso antes de reservar a data.

Em alguns casos, vocês conseguirão negociar e trazer os profissionais que preferem. Em outros, terão que aceitar essa imposição e trabalhar apenas com os prestadores indicados pela igreja. Muitas vezes, vale mais a pena procurar uma outra igreja e ter a liberdade de escolher o fotógrafo, decorador e músico de acordo com a qualidade do trabalho de cada um.

Fiquem atentos em relação às músicas que podem e as que não podem ser tocadas, se há restrições em relação aos equipamentos de filmagem ou outra restrição em relação à decoração, música, fotografia, etc. Anotem tudo e passem as informações para os profissionais contratados.

QUEM É O CELEBRANTE?

Se não for possível que um padre/pastor conhecido de vocês realize o casamento, conversem com o que irá realizar a cerimônia para conhecê-lo antes do dia do casamento. Com certeza vocês ficarão bem mais à vontade.

ENSAIO DA CERIMÔNIA RELIGIOSA

Embora não haja muita necessidade, algumas pessoas preferem marcar um dia com pais, padrinhos, daminhas e pajens para fazer um ensaio da cerimônia. Se houver um ensaio, seria delicado oferecer um jantar a todos que participarem.

CHEGADA DOS PADRINHOS, DO NOIVO E DA NOIVA

O noivo com os padrinhos, seus e da noiva, devem chegar 30 minutos antes do horário previsto para o início cerimônia. O noivo deve trazer as alianças e a certidão de casamento civil (caso já tenha sido realizado).

Procurem se informar na secretaria da igreja se haverá alguém para recebê-los e se poderão esperar na sacristia ou em outro local reservado até a hora marcada para o início do cortejo.

No dia, é natural que a noiva se atrase um pouquinho, mas este atraso não deve passar de 15 minutos. Porém, alguns especialistas em etiqueta defendem a rigorosa pontualidade da noiva, argumentando que o atraso é deselegante em qualquer circunstância.

É bom lembrar que o atraso superior a 15 minutos poderá ser descontado pelo celebrante na sua cerimônia, para não atrapalhar os outros casamentos marcados pela igreja.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Redação: Carolina M. Alves de Lima
Consultora de Casamentos
www.noivasonline.com

Cerimônia religiosa © Noivas On Line
Proibida a reprodução total
ou parcial desta matéria.

Topo Serviços Imprimir