Noivas On Line
MENU
Início » Matérias » Dicas para escolher » O DJ

COMO ESCOLHER E CONTRATAR UM DJ PARA CASAMENTO

A festa de casamento é a parte "relax" de todo o processo que muitas vezes envolve até dois anos entre a preparação, escolha dos locais, roupas, etc.

Este momento não deve merecer uma atenção menor do que a escolha dos demais itens, pois é o momento que os noivos terão para liberar toda a energia e emoção acumuladas durante a cerimônia e todo o período antecedente.

Há casais que optam por bandas, pois preferem a música ao vivo ou mesmo as brincadeiras que os componentes podem inserir no meio da festa. Outros dão preferência ao que chamamos de música mecânica ou som mecânico, produzido através de CDs ou discos de vinil. É aí que entra o DJ, ou Deejay que é a pessoa responsável por colocar a música certa no momento certo, fazer a animação da pista com brincadeiras, passar recados para os noivos, etc.

Ao contratar um DJ é importante levar em consideração alguns pontos como:

• repertório;
• apresentação (vestimentas, asseio, etc);
• dicção;
• equipamentos que serão utilizados na festa;
• pessoal (auxiliares/ajudantes).

Ao efetuar um primeiro contato, os itens a verificar são:

• O profissional possui a data disponível?
• Ele possui o repertório que você está procurando?
• Qual o valor do cachê?

Vale lembrar que uma reunião no local da festa é uma maneira de conhecer melhor o profissional e repassar a ele um maior número de informações que serão de grande valia na data do evento.

Um DJ normalmente tem um repertório bem vasto, girando em torno de 5 a 20 mil títulos, nos mais variados estilos. Alguns usam CDs e discos de vinil; outros usam computadores com programas que simulam as famosas pick-ups (toca-discos) e conseguem armazenar algo em torno de 40.000 títulos.

Portanto, cabe aos noivos em uma reunião com o profissional levar uma lista de músicas que não podem faltar na festa, bem como nomes de bandas e cantores. Desta forma fica bem mais fácil para o DJ conhecer o estilo do casal e tocar músicas que agradem aos noivos e convidados.

E O PAGAMENTO DO DJ?

O valor é muito relativo ao que está sendo oferecido, como equipamentos, repertório, duração do evento, etc. Isso varia de profissional para profissional, porém tudo é negociável.

Normalmente os DJs investem muitos recursos na compra de raridades e lançamentos e na manutenção de seus equipamentos que, em sua grande maioria, é muito cara. Portanto, verifique as condições de pagamento que o profissional oferece.

A maioria dos prestadores de serviços para casamentos determina que tudo deve ser pago até a data do evento, o que não costuma ser diferente com o DJ. Mais um motivo para iniciar a busca cedo. Se o casamento será daqui a um ano, comece já a fazer as cotações, pois isso facilita a negociação.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Redação: Carolina M. Alves de Lima
Consultora de Casamentos
www.noivasonline.com

Escolher o DJ © Noivas On Line
Proibida a reprodução total
ou parcial desta matéria.

Topo Serviços Imprimir Indicar