Noivas On Line
Noivas On Line
Início » Trajes » Pais e Padrinhos

COMO PAIS E PADRINHOS DEVEM SE VESTIR - CASAMENTO RELIGIOSO

De acordo com a tradição, pais e padrinhos devem seguir o noivo: se ele usar terno, devem também usar terno, se optar pelo meio-fraque, eles também devem usá-lo.

Hoje em dia, muitos noivos estão preferindo vestir-se diferente dos padrinhos, o que é considerado de muito bom gosto, além de ser uma forma de destacar-se dos demais.

Sendo assim, se o noivo optar por usar meio-fraque, pais e padrinhos poderão usar terno. Se o noivo optar pelo terno, pais e padrinhos poderão usar costume.

Costume é o nome que se dá ao terno usado sem colete. O uso do colete deixa o traje com aspecto mais formal.

Outra forma muito elegante para diferenciá-lo dos padrinhos é usar uma flor na lapela. Neste caso, o noivo deverá usar uma flor branca (um cravo ou outra que esteja também presente no buquê da noiva) e os pais e padrinhos um cravo vermelho.

Roupa para padrinho de casamento religioso

Costume slim cinza médio: Calvin Klein | Costume slim azul marinho: Calvin Klein | Costume slim preto: Calvin Klein + Colete: Calvin Klein

Veja também: Dicas sobre o traje do noivo

É muito importante informá-los do traje para que todos possam providenciá-lo a tempo.

Caso a opção seja o aluguel, recomenda-se que pais e padrinhos aluguem os trajes no mesmo local para que não haja muitas diferenças entre eles.

COMO OS PADRINHOS DEVEM SE VESTIR - CASAMENTO CIVIL NO CARTÓRIO

Se o noivo optar pelo terno os padrinhos também poderão usá-lo ou optar pela calça social e camisa. Caso o noivo use apenas calça social e camisa, os padrinhos seguem a mesma linha.

Roupa para padrinho de casamento civil

Terno cinza chumbo: Camisaria Colombo | Camisa listrada marrom: Camisaria Colombo | Camisa branca lisa: Camisaria Colombo

COMO MÃES E MADRINHAS DEVEM SE VESTIR - CASAMENTO RELIGIOSO

Algumas noivas padronizam as cores que as madrinhas deverão usar, outras apenas combinam as cores para não haver o risco de modelos repetidos e outras ainda, não fazem objeções quanto ao traje das madrinhas.

Havendo definição de cores, quem escolhe primeiro é a mãe da noiva, em seguida a mãe do noivo e depois as madrinhas.

As mães poderão diferenciar-se das madrinhas adotando tonalidades fortes e deixando para elas os tons pastel ou vice versa.

As cores: branco, marfim e pérola não deverão ser usadas por mães ou madrinhas. O branco é exclusividade da noiva e as outras tonalidades são muito próximas do branco, portanto, evite-as. Evite também o preto total.

Mães e madrinhas deverão ser discretas, afinal, quem tem que aparecer nesse dia é a noiva.

Em casamentos pela manhã, podem usar vestidos ou tailleurs. Os tecidos mais indicados são: linho, seda, musseline e crepe, na altura da canela ou joelho em tons claros e suaves, podendo usar até mesmo estampado.

Vestidos para madrinhas de casamento de dia

Vestido curto transpassado com fivela: Rubinella | Vestido midi verde água: TVZ | Vestido azul marinho em crepe : Amíssima

À tarde os vestidos podem ser como os usados pela manhã ou mais longos, sem estampas e de cores que podem variar desde os tons claros até os mais fortes. Podem ser um pouco mais elaborados e com bordados discretos.

Veja também: Vestidos para mães e madrinhas

Para a noite, os vestidos podem ser longos e com toques de brilho. Decotes e fendas podem ser usados com moderação. Lembre-se: vestido com cauda é permitido apenas para a noiva.

Vestidos para madrinhas de casamento à noite

Vestido longo vermelho com babado: TVZ | Vestido marinho com brilho: TVZ | Vestido longo verde com corrente: TVZ

Em todos os horários, recomenda-se usar bolsas pequenas ou de mão. À noite podem ser douradas ou prateadas.

Seja qual for o horário, os sapatos ou sandálias de salto conferem mais elegância ao traje escolhido, mas evite exagerar na altura, caso não esteja acostumada.

Prefira as cores opacas para casamentos realizados durante o dia, deixando os modelos com brilho para a noite.

Em casamentos ao ar livre em sítios ou chácaras, evite usar saltos muito finos para não correr o risco de torcer o pé ou afundar na grama.

COMO AS MADRINHAS DEVEM SE VESTIR - CASAMENTO CIVIL NO CARTÓRIO

Se você foi convidada para madrinha de um casamento que será realizado no próprio cartório, escolha uma roupa confortável e discreta.

Por ser um evento diurno e pouco formal, pantalonas e calças são opções elegantes, assim como tailleurs e vestidos simples, de tecidos leves. O comprimento do vestido pode variar entre o curto e o midi.

Vestidos para madrinha de casamento civil

Vestido estampado rosê: TVZ | Vestido estampado verde com manga 3/4: TVZ | Macacão vermelho com ilhóses: TVZ

MATÉRIAS RELACIONADAS

Redação: Carolina M. Alves de Lima
Consultora de Casamentos
www.noivasonline.com

Pais e padrinhos © Noivas On Line
Proibida a reprodução total
ou parcial desta matéria.

Topo Serviços Imprimir