Noivas On Line
Noivas On Line
Início » Lua de Mel » Sugestões de roteiros » Penedo - RJ

PENEDO

Colonizada por imigrantes finlandeses no início do século passado, Penedo está localizada no sul do estado do Rio de Janeiro, a duas horas do Rio e a três horas de São Paulo.

Conhecida como "A Finlândia Brasileira", este pequeno recanto da Serra da Mantiqueira oferece aos visitantes atrações como: gastronomia variada, artesanato, cachoeiras, trilhas em meio à beleza da Mata Atlântica, passeios a cavalo e charrete e a Casa Oficial de Papai Noel no Hemisfério Sul. Entre as opções de passeios noturnos estão os bares e restaurantes com música ao vivo, cafés, pizzarias e danceterias.

CULTURA

Para quem quer conhecer um pouco mais da cultura finlandesa, o Museu da Dona Eva, onde se encontram mais de mil objetos trazidos da Finlândia, expõe a história da imigração para o Brasil.

Todo sábado à noite, no Clube Finlandês, acontece o tradicional baile onde o grupo de dança exibe coreografias da época da imigração. Lá é o lugar certo para ver os finlandeses da colônia de Penedo!

Acesse o Pinterest gratuitamente com a sua conta do Facebook para visualizar centenas de fotos inspiradoras.

NATUREZA

Para os casais que gostam de estar em contato com a natureza, as visitas às três cachoeiras de Penedo são imperdíveis (Três Cachoeiras, Cachoeiras de Deus e Três Bacias / Poço das Esmeraldas). Quem já passou por lá também recomenda uma visita à Serrinha do Alambari e suas belíssimas cachoeiras e piscinas naturais.

Os visitantes poderão também contratar passeios a cavalo acompanhados por guias especializados e conhecer lindos recantos e paisagens, além de cachoeiras exclusivas.

Para os mais aventureiros, a trilha do Pico do Penedinho, de onde se tem uma vista panorâmica de Penedo, Itatiaia, Serra do Mar e parte de Resende é um ótimo passeio. São aproximadamente 20 minutos de caminhada média em aclive.

Outras opções de passeios são: o Parque Nacional do Itatiaia, os shoppings temáticos, uma visita à Capelinha, o alambique centenário da Capelinha e o pesque-e-pague.

ARTESANATO

Grande parte do comércio de Penedo é formada de lojas de artesanato de várias origens. Encontram-se objetos de origem finlandesa, sueca, brasileira; velas, camisetas, objetos para a decoração da casa, etc. Num dia de chuva, ou depois do almoço, são dezenas de lojinhas ao longo da Avenida das Mangueiras e na Pequena Finlândia.

GASTRONOMIA

Penedo é o maior parque gastronômico entre Rio de Janeiro e São Paulo e possui grande variedade de restaurantes que agradam a todos os gostos. De restaurantes self-service aos mais requintados, é possível escolher entre churrascarias, restaurantes especializados em trutas, comidas típicas (comida finlandesa), comida alemã, japonesa, italiana, entre muitos outros.

Além disso, os visitantes ainda encontrarão os tradicionais sorvetes artesanais, os chocolates já famosos na região, os doces em compota e os rodízios de fondues.

HOSPEDAGEM

Penedo possui uma enorme rede hoteleira com várias opções de hospedagem entre hotéis, pousadas e chalés com acomodações e preços para todos os gostos e bolsos.

Redação: Carolina M. Alves de Lima
Consultora de Casamentos
www.noivasonline.com

Penedo © Noivas On Line
Proibida a reprodução total
ou parcial desta matéria.

Topo Serviços Imprimir