Noivas On Line
MENU
Início » Matérias » Roteiro para cerimônia religiosa de casamento

ROTEIRO PARA CERIMÔNIA DE CASAMENTO NA IGREJA

1. Pais e padrinhos devem estar no local da cerimônia 30 minutos antes do horário marcado para o início do casamento para que a cerimonialista ou outra pessoa encarregada possa prender as flores nas lapelas (se houver) e organizar o cortejo de entrada.

2. O cortejo pode ser organizado de acordo com uma das formas ilustradas nesta página.

3. No horário marcado para o início da cerimônia, quando os convidados já estiverem em seus lugares, inicia-se o cortejo de pais e padrinhos ao som de uma música previamente escolhida para este momento.

4. Quando o noivo e sua mãe já estiverem corretamente posicionados no altar, inicia-se o cortejo de daminhas e pajens (se houver) que entrará ao som da música escolhida para a entrada das crianças.

5. Quando as crianças estiverem em seus lugares (no altar, quando forem poucas e nos primeiros bancos, quando forem muitas), ao som da marcha nupcial ou outra previamente escolhida, entra a noiva acompanhada pelo pai.

6. A cerimônia transcorre de acordo com os ritos específicos da religião dos noivos.

7. O casal recebe os cumprimentos de pais e padrinhos. Nessa hora, ambos cruzam o altar, sendo que os noivos começam recebendo os cumprimentos de seus sogros e, após encontrarem-se no fundo do altar, trocam os lados novamente passando pelos padrinhos em sequência até receberem os cumprimentos de seus pais.

8. Ambos voltam para seus lugares e inicia-se o cortejo de saída de acordo com a forma ilustrada nesta página.

9. Forma-se a fila de cumprimentos ou, caso optem por receber os cumprimentos dos convidados durante a festa, o casal dirige-se ao carro que os levará até o local da recepção.

10. Os convidados deixam o local da cerimônia e dirigem-se ao salão de festas.

Cerimônia religiosa de casamento


DETALHES IMPORTANTES

1. A flor de lapela não deve ter seu cabo enfiado no pequeno orifício do paletó, mas presa sobre ele com um pequeno alfinete que já vem da floricultura junto com ela.

2. Para que o fotógrafo possa registrar a entrada de todos os casais de padrinhos, o casal seguinte só deve entrar quando o que estava à sua frente na fila chegar ao altar. Na saída não é necessário haver esse distanciamento e todos podem sair em sequência.

3. Quando há mais de duas crianças, estas deverão ser organizadas aos pares de acordo com suas alturas. As mais baixas primeiro e as mais altas três passos atrás.

O QUE PODE MUDAR?

1. Há casais que preferem que a entrada de daminhas e pajens aconteça somente na hora da bênção das alianças em vez de deixá-los no altar desde o início. Se esta for a escolha de vocês, providenciem para que as alianças fiquem nas mãos do adulto encarregado de tomar conta das crianças até o momento da entrada.

2. Há casais que preferem não fazer cortejo de entrada. Neste caso, pais, padrinhos e o noivo entram pelas laterais do altar somente a noiva entra pela nave acompanhada pelo seu pai.

3. Ao invés dos noivos percorrerem o altar para receber os cumprimentos, os pais e padrinhos, casal por casal, vem até eles para cumprimentá-los. Este é o arranjo ideal para igrejas pequenas com altares que não permitem muita movimentação.

4. Quando há damas adultas, estas não ficam no altar como as crianças. Elas devem permanecer nos primeiro bancos (reservados) durante toda a cerimônia.

5. Na ausência do pai, a noiva poderá entrar sozinha ou acompanhada por um tio, irmão ou padrinho de batismo.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Redação: Carolina M. Alves de Lima
Consultora de Casamentos
www.noivasonline.com

Roteiro para casamento religioso © Noivas On Line
Proibida a reprodução total
ou parcial desta matéria.

Topo Serviços Imprimir Indicar